Grupos de trabalhos - GTs


GT1 – PRÁTICAS DISCURSIVAS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO

Este GT tem como objetivo receber trabalhos realizados a partir da teoria da Análise do Discurso, oriundos das contribuições de Michel Pêcheux e de Michel Foucault, dentre outros. Nesta perspectiva, o GT contempla trabalhos voltados para as análises das práticas discursivas cotidianas em suas diversas materialidades, focando os efeitos de sua articulação com o interdiscurso, memória discursiva e os modos de objetivação/subjetivação. Entre essas materialidades citam-se: a educação, o campo jurídico, a esfera política, os estudos da mídia e das redes sociais digitais.

Coordenação
Prof. Dr. Francisco Vieira da Silva
Pro. Me. José Gevildo Viana

GT2 –ESTUDOS SOBRE GÊNEROS: DIÁLOGOS ENTRE DIFERENTES PERPECTIVAS

Este Grupo de Trabalho agregará pesquisas que se dedicam ao estudo das diferentes perspectivas teóricas para a análise dos gêneros a partir dos estudos precursores de Bakthin. Neste sentido, tencionamos congregar trabalhos que contemplem a preocupação em discutir os desdobramentos dos estudos dos gêneros com olhar para a modalidade escrita na constituição dos gêneros que circulam nas diferentes esferas comunicativas.

Coordenação
Profa. Dra. Hubeônia Morais de Alencar
Profa. Dra. Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá

GT3 – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Este GT tem como objetivo contemplar estudos e pesquisas concluídas e em andamento que abordem a questão do ensino de língua materna em seus eixos de produção escrita, leitura, oralidade e análise linguística, a partir de diversas perspectivas, e estudos que contemplem a multimodalidade da linguagem.

Coordenação
Prof. Dr. Gilson Chicon Alves
Prof. Dr. Moisés Batista da Silva

GT4 - DISCURSOS E PRÁTICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO


Entendendo a educação como um campo de investigação multi e interdisciplinar, a presente proposição do GT, no âmbito do III CONLID - Colóquio Linguagem e Discurso, pretende suscitar discussões em torno dos novos paradigmas no campo da pesquisa educacional, os quais têm provocado reconfigurações tanto no plano dos discursos quanto no das práticas educativas. Sob os enfoques dos novos paradigmas, a realidade da educação na atualidade, seja na perspectiva do currículo, da formação, das políticas, da gestão, do ensino-aprendizagem e da avaliação, tem provocado desafios diversos sob os quais os sujeitos escolares precisam constantemente redimensionar seus saberes e práticas.

Coordenação
Prof. Dr. Allan Solano de Souza
Profa. Dra. Ciclene Alves da Silva
Profa. Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros

GT5 - ENSINO DE MÚSICA NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS: PERSPECTIVAS, EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA

Discutir sobre o ensino de música em múltiplos contextos atentando para diferentes ações de implementação do ensino de música, bem como, aspectos paradigmáticos da pedagogia musical.

Coordenação
Prof. Me. Alexandre Milne-Jones Náder
Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro

GT6 - LINGUAGEM LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA: O NARRADOR E O EU-LÍRICO
E-mail: gt6.conlid@gmail.com

A proposta é discutir o Gênero Narrativo em suas múltiplas vertentes contemporâneas (romance, conto, crônica etc.) assim como o Gênero Lírico, englobando sua miríade de aspectos poéticos (formas, linguagem, hibridismos etc.). A ênfase deste GT é sobre pesquisas envolvendo autores do século XX adiante e englobando, na medida do possível, aspectos comparativos.

Coordenação
Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves
Prof. Dr. Marcos Vinicius Medeiros da Silva
Profa. Dra. Leila Maria de Araújo Tabosa

GT7 - INFORMAÇÃO, CULTURA E PRÁTICAS SOCIAIS

O presente grupo de trabalho tem como objetivo discutir sobre as transformações nas relações sociais, na construção de saberes e de novas formas de sociabilidades, a partir da utilização das novas tecnologias e mídias no cotidiano, refletindo sobre sua assimilação em nível nacional, regional e local.

Coordenação
Profa. Dr.ª Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes
Profa. Dr.ª Maria Cristina Barreto
Prof. Dr. Jeferson Garrido de A. Neto

GT8 - FORMAÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
E-mail: gt8.conlid@gmail.com
 

A proposta do GT é favorecer um espaço para a apresentação e discussão de estudos relacionados à formação do professor de língua inglesa e ao ensino dessa língua. Pretende-se debater ainda a respeito das abordagens que fundamentam a prática do professor dessa língua em sala de aula, a utilização de materiais para ensino de língua inglesa, o ensino e a avaliação das habilidades linguístico-comunicativas.

Coordenação
Prof. Me. Francisco Marcos de Oliveira Luz
Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira
Mestranda Maria Amélia da Silva Costa


GT 9- SUJEITO E COTIDIANO
                                              
Em meio a um sistema mundial de transição, os estudos sobre sujeito e cotidiano desenvolvem-se no âmbito da dialogia e da crítica cultural e científica. Neste espaço de diálogo, visamos abordar aspectos do cotidiano como estratégias para pensar a construção de subjetividades, os diferentes interesses de sociabilidade no cotidiano e as várias instâncias de constituição do sujeito: o sujeito feminino, o sujeito infantil, o sujeito nos espaços de vida pública e privada, o sujeito no cotidiano escolar, etc. Ainda nos propomos pensar as tessituras da corporeidade, as relações espaço-temporais, as relações afetivas, a construção de saberes e identidades, tendo como referência reflexões ilustradas em pesquisas empíricas, narrativas de vida e/ou ficcionais, enfoques teórico epistemológicos ou transdisciplinares, considerando a Filosofia, a Antropologia, a Sociologia, a História, a Psicanálise e a Literatura como base para discussão do que é ser sujeito moderno, pós-moderno, sujeito como centro do seu mundo, sujeito que se faz durante a vida, sujeito que estimula aos outros tornarem-se sujeitos. Todas essas questões têm como preocupação dedicar-se ao entendimento da condição humana.


Coordenação
Profa. Dra. Karlla Christina Araújo Souza
Prof. Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca

GT10 TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL, DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS
E-mail: gt10.conlid@gmail.com

Congrega estudos e pesquisas, concluídas ou em andamento, que tematizem o trabalho, os direitos sociais, as políticas públicas e as diversas expressões das desigualdades sociais entre homens e mulheres na sociedade em seus aspectos geracionais, de gênero, classe, raça/“etnia” e sexualidades, bem como a intervenção do Estado frente a estas expressões da questão social.
Coordenação
Profa. Dra. Iana Vasconcelos Moreira Rosado
Profa. Dra Gilcélia Batista de Góis
Profa. Ma. Joana D’arc Lacerda Alves Felipe

GT11   FILOSOFIA, LINGUAGEM E SOCIEDADE

O grupo pretende reunir pessoas interessadas em apresentar leituras e pesquisas sobre as relações entre filosofia e linguagem para refletirmos e debatermos seus fundamentos e suas interfaces com a sociedade e os sujeitos políticos. A finalidade consiste em problematizar as teorias sobre a origem, usos e pressupostos históricos, sociológicos e filosóficos da linguagem, visando aprofundar o debate sobre a relação entre linguagem, pensamento, sociedade e cinema, articulando-os como setores interativos dentro do processo da linguagem como formação, modelação e reprodução de valores.
Coordenação
Prof. Dr. Telmir de Souza Soares
Prof. Dr. Francisco Ramos Neves

GT12: MÍDIA, IMAGEM E SOCIEDADE
No contemporâneo, a mídia e a linguagem passam por revisões de seus paradigmas sócio-históricos, no que diz respeito aos regimes de visibilidade e visualidade. As noções de política e sociedade encontram na mídia uma instituição de poder, diante da qual insurgem processos de dissenso, problematizando a ideia de representatividade, democracia e intensificando os debates sobre a disputa pelo visível e pela expressão das subjetividades nos contextos de coletividade. O presente GT busca elencar trabalhos que possibilitem pensar a relação entre estética e política, democracia e visível, imagem, arte e dissenso no discurso das mídias contemporâneas.

Coordenação
Profa. Dra. Daiany   Ferreira Dantas
Prof. Dr. Jucieude Lucena  Evangelista

GT13 - OLHARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA E PARA AS LITERATURAS ESPANHOLA E HISPANO-AMERICANAS

Este Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas na área de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, principalmente relacionadas a estudos de interlíngua, tradução, métodos e abordagens aplicados ao ensino de ELE, pragmática, material didático, estratégias de ensino/aprendizagem, aspectos culturais, bem como pesquisas relacionadas às literaturas Espanhola e Hispano-Americanas.

Coordenação
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior
Profa. Ms. Iara Maria Carneiro de Freitas
Profa. Ms. Márcia Socorro Ferreira de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário